24 de novembro de 2011

Bundesliga | Monchengladbach atropela e já briga pela liderança

No fim de semana o Borussia Monchengladbach chegou à sua 8ª vitória ao destruir o bom time do Werder Bremen por impressionantes 5x0!
Com a vitória o time chegou a 26 pontos, ocupando a 3ª posição e com 2 pontos a menos que o líder Bayern Munich - que perdeu para o vice-lider Dortmund, em casa.

Olhando para a bela campanha do Monchen até aqui eu me pergunto:
o que mudou desse time em relação ao time da última temporada que finalizou na 16ª posição e só se salvou do rebaixamento por que venceu o Bochum nos playoffs??

O 1º ponto importante (talvez o mais) é a organização do sistema defensivo.
Na última temporada a equipe teve a 2ª pior defesa, sendo vazada em 65 ocasiões - o que dá uma média de 1,91 gols / jogo. Quase 2 por partida!
Nessa temporada o time tem a 2ª melhor defesa, só levou 9. Média de 0,69 / jogo. 
Uma melhora impressionante!

Marc ter-Stegen
2º ponto importante: se o conjunto não encaixa, mude as peças.
O elenco foi todo reformulado, começando pelo gol.
O antes titular Logan Bailly está agora em empréstimo para a equipe suiça do Neuchatel Xamax, o novo dono da camisa 1 se chama Marc Andre ter-Stegen, tem apenas 19 anos e é formado nas bases do clube.
 
3º ponto: Quanto mais jogadores por setor, mais qualidade? Não!
Pelo menos não é o que pensa o treinador suiço Lucien Favre, que no último ano dispunha de 11 jogadores para a defesa, 9 meio-campistas e 7 atacantes. Isso dava um enorme elenco de 27 jogadores de linha!
Hoje, Favre tem 7 defensores, 10 meio-campistas e                                                                    5 atacantes.

4º ponto: Aposte nos talentos. Acredite na base.
Favre deu cara nova à equipe
O elenco da última temporada dispunha de 10 jogadores com menos de 23 anos dentre os 31 do elenco.
No atual, 14 dos 25 jogadores tem menos de 23 anos. O que dá uma porcentagem de 56% de jovens, contra apenas 32% da última temporada.

5º e último ponto: jogos em casa foram feitos para pontuar.
Na última temporada os torcedores do Monchengladbach tiveram um ano sofrível, a equipe fez a 2ª pior campanha como mandante com somente 5 vitórias e 3 empates, diante de 9 derrotas.
Felizmente para eles, esse ano o Monchen ainda não perdeu em casa e só precisa de mais um pontinho como mandante para igualar o número de pontos conquistados em casa durante toda a última temporada. Já são 5 vitórias e 2 empates até aqui.

Conclusão:
a campanha do time surpreende, inspira e ensina outras equipes a apostar na juventude.
É óbvio no entanto que a equipe ainda não está pronta para alçar altos voôs e ambicionar conquistas maiores como título e/ou vaga na Champions League. 
Acredito porém (e torço para) que o time tenha condições de pleitear de igual contra outras candidatas por uma vaga na Uefa Europa League.
Agora só resta torcer: boa sorte ao Monchen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário