7 de novembro de 2011

Barclays | Newcastle surpreende e "invade" o G-4

Rebaixado na temporada 2008/09, voltou à elite duas temporadas depois na 2010/11 com uma equipe interessante que tinha nomes como Andy Carroll, José Enrique, Joey Barton, Kevin Nolan, Ben-Arfa e Alan Smith. Terminando o ano na 12ª colocação em seu retorno e com perspectiva de melhoria para a próxima temporada.

Eis que chegou a janela de transferências e dúvidas a respeito do time foram surgindo. Um-a-um os principais jogadores do Newcastle começaram a deixar o clube, Carroll ja tinha saído em Janeiro para o Liverpool. Em Julho foi a vez de Nolan, Barton e José Enrique deixarem o clube, o quarteto era o embrião da equipe e Nolan o principal jogador do time - capitão e artilheiro.

Kevin Nolan

A diretoria se mexeu: trouxe Santon para substituir José Enrique, Cabaye (o maior acerto da temporada) chegou para o lugar de Nolan e na vaga do matador Andy Carroll trouxe Demba Ba - que está voando e ja anotou 8 gols em 10 partidas. Obertan chegou por empréstimo e Marveaux veio como aposta do Rennes.

As lacunas estavam aparentemente preenchidas (com exceção da lateral esquerda onde Santon ainda não é o titular e Ryan Taylor vem sendo improvisado no setor).

Demba Ba


A aposta do treinador Alan Pardew foi focar na força defensiva, mantendo os dois meias centrais Tioté e Cabaye bastante recuados para dar proteção ao miolo central da zaga, apostando nos chutões da zaga e na velocidade dos pontas Obertan e Jonas Gutiérrez para ganhar essas bolas e cruzá-las para a dupla de ataque Ba e Best. Quando colocado em palavras se percebe a simplicidade do sistema, assim como deficiências da equipe como as laterais sem proteção e a necessidade de ter o contra-ataque para criar perigo.

O surpreendente é que essa fórmula tem dado (muito) mais certo do que se poderia imaginar com o time estando dentro da zona de classificação para a Uefa Champions League na 3ª posição com 25 pontos, e mais: tem a melhor defesa do campeonato - apenas 8 gols sofridos - e mais ainda: é ao lado do líder Manchester City os únicos ainda invictos na competição.

Cabaye vem se adaptando bem à Inglaterra
E não se enganem ao pensar que o time produziu esses números somente contra adversários fracos. Já sobreviveram aos confrontos contra: Tottenham, Arsenal, Everton e Aston Villa. Ainda venceram o Sunderland no clássico local na casa dos rivais!
No entanto, a real prova de fogo começa na próxima rodada no dia 19 de Novembro (essa semana não terá jogo, Data Fifa) quando a equipe enfrentará em sequência - Manchester City e Manchester United fora e depois o Chelsea em casa.

Independente do resultado desses 3 jogos tenho que deixar claro que é triste afirmar com convicção que o time não terá força para se manter no topo até o fim do campeonato com o atual nível das equipes inglesas, mas do males o menor, pois o time já entra forte na briga por vaga para a Europa League e tem tudo para ser o time sensação do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário