30 de novembro de 2011

Calcio |Juve sobrevive à San Paolo e segue líder invicta

Estou tentando não soar repetitivo, mas está impossivel!
Entra semana, sai semana e o assunto continua Juventus.
Quando pensei que hoje teria outro assunto após ver o 3x1 no placar a favor do Napoli. Ledo engano, os comandados de Conte reagiram e conquistaram o 3x3.

O time de San Paolo tinha um enorme desfalque - Cavani, melhor jogador do time, ficou de fora da partida - em seu lugar entrou o inconstante Pandev.
A Juventus estava sem Marchisio. Mas começou melhor no jogo, dominou os primeiros 15 minutos até Pirlo cometer penalti em Lavezzi, Hamsik converteu e pôs o Napoli na frente.

Mas, opa! Perai! O juiz mandou voltar a cobrança por invasão na área, Hamsik bateu novamente e isolou.
Pandev substituiu Cavani à altura
O jogo seguia então 0x0. Mas o erro do Pirlo incendiou o time do Napoli, a torcida cresceu junto incorfomada com o penalti anulado e o ambiente se tornou extremamente favorável aos mandantes.

Que passou a pressionar a equipe de Turim e conseguiu construir 2x0 no 1º tempo. Tudo encaminhava para a 1ª derrota da Juve.

No intervalo, algo rolou. Queria eu ter estado no vestiário da Juventus hoje à tarde para saber o que Antonio Conte disse a seus jogadores, que retornaram para o 2º tempo com a faca nos dentes, surpreendeu o Napoli e descontou logo aos 48" com gol de Matri.

O Napoli sentiu o gol cerca de 10 minutos, quando voltou a equilibrar o jogo.
Matri ja merece a Azurra
Aos 68" Pandev fez mais um. 3x1 no placar. Agora chega Juve?
Walter Mazarri então pensa: "está na hora de administrar o resultado" e tira Pandev para colocar Santana - um meia.

A mudança teve efeito imediato. Mas a favor da Juve!
Um minuto depois Estigarribia (com assistencia de Matri)diminui e aos 80" Pepe confirma o empate.

Vale lembrar que no Sábado a Juventus teve outro jogo durissimo. Pegou a Lazio, em Roma e venceu!
Já são 12 jogos de Conte à frente da Juve, seus resultados e o bom trabalho até aqui me fazem acreditar que a Juve está de volta aos bons tempos e, manda um recado aos rivais de Milão: la Vecchia Signora tornò!

Barclays | O paredão Joe Hart anula estratégia de Dalglish

Kompany abriu o placar
No final de semana, o jogo da rodada foi a partida entre Liverpool x Manchester City, que acabou empatada em 1x1 graças ao camisa 1 dos Sky Blues.

A partida foi muito parelha e marcada pelo equilíbrio, com um 1º tempo de respeito mútuo entre as equipes mas com o jogo ficando muito melhor e completamente aberto após os 2 gols ainda na 1ª etapa.

Mas Adam empatou em seguida
No 2º tempo o Liverpool cresceu e passou a dominar a partida após a (errada) mudança de Mancini, colocando Balotelli no lugar de Nasri. O Liverpool avançou sua linha de marcação e passou a dominar o meio-campo com um homem a mais no setor, mas cedeu o contra-ataque aos visitantes.

Suarez brigou, se movimentou e conseguiu criar perigo nas vezes em que escapava da boa marcação do Kompany, sempre parando em Hart. Downing, nas poucas chances que teve, só aproveitou uma, após escanteio. Henderson errou muito de novo e Kuyt parece já não ter o mesmo gás de antes.

No City, David Silva e Aguero criaram as melhores chances do time. Clichy (para minha surpresa)se mostrou seguro na proteção.

Dalglish quis levar mais um derby...
Assim seguiu o jogo, Liverpool em cima, City contra-atacando. Até que aos 83", Balotelli que entrou nos 65" leva o 2º amarelo e bota o time numa fria. Abre aspas: "Sinceramente, ainda não vejo motivo para a enorme badalação pelo futebol de Balotelli. Jogador apenas comum, que não vale o custo que tem pelo alto risco que apresenta. Sempre procurando polemizar, chama mais atenção pelas coisas que faz fora de campo do que dentro dele." Fecha aspas.

Após a expulsão, Dalglish se mexeu, tirou Kuyt, botou Carroll e encurralou o City na zaga. Foi então que nos últimos 8 minutos do jogo, Joe Hart se destacou e foi o homem do jogo.
O Liverpool passou a jogar com todos pra frente da linha do meio de campo, agora com Carroll centralizado Suarez ficou aberto pela direita. Numa jogada envolvendo ambos quase saiu o gol da virada dos Reds, numa cabeçada espetacular de Carroll, ofuscada pela defesa ainda mais espetacular de Joe Hart. No rebote, Suarez bateu rasteiro e Joe Hart levantou o muro de novo. Na sobra, Downing isolou.

Uns minutos depois foi o City quem quase passou a frente: em contra-ataque rápido Silva ficou de frente com Reina, mas demorou para driblá-lo e quando bateu para o gol já tinha 3 "goleiros" lá.

Fim de jogo: 1x1! City segue invicto e Dalglish segue implacável em clássicos!

...mas o camisa 25 não permitiu.
Mais do que o placar do jogo, essa partida serve para confirmar (mais uma vez) que finalmente a Inglaterra tem um grande goleiro! Joe Hart não é apenas o melhor goleiro inglês, mas também o melhor goleiro da Premier League e está no TOP-5 dos melhores do mundo!

25 de novembro de 2011

Jogo Quente | O Que o Fim de Semana nos Reserva


Udinese v Roma
Sexta às 17:45 hs

Confronto entre a 4ª - Udinese com 21 pontos - e a 5ª - Roma com 17.
O momento das duas é bom, assim como os resultados onde alternam boas vitórias com derrotas inesperadas.
A Udinese leva vantagem pelo fator campo, são 5 vitórias nas 5 partidas como mandante, com 10 gols pró e só 1 sofrido.

Palpite: Udinese 1v0 Roma


Borussia Dortmund v Schalke 04
Sábado às 12:30 hs

O Borussia é o 2º colocado com 26 pontos, o Schalke vem em 4º com um a ponto a menos, 25.
O Dortmund vem embalado por ter batido o Bayern Munich na última rodada por 1x0, gol de Götze.
Vejo um jogo muito parelho: o Schalke vem jogando melhor, mas tem uma defesa fraca. O Dortmund tem um conjunto melhor, com uma defesa melhor, mas o ataque tá devendo. E a lesão de Sven Bender deverá ser sentida pela defesa.

Palpite: Borussia Dortmund 2v4 Schalke 04


Lazio v Juventus
Sábado às 17 hs

Confronto entre vice-líder e líder, sendo que ambas possuem 22 pontos mas a Juve leva vantagem no saldo e tem um jogo a menos contra o Napoli.
A Lazio vem fazendo o básico para vencer, não praticando um futebol atraente. Klose chegou agora e vem jogando muito bem e marcando gols.
A Juventus é o único time ainda invicto. Já teve 2 clássicos e venceu ambos - contra Inter e Milan.
Matri vem se destacando e Marchisio tem sido o homem-gol dos clássicos.

Palpite: Lazio 1v3 Juventus


Liverpool v Manchester City
Domingo às 14 hs

O Liverpool está em sexto com 22 pontos, o Manchester City lidera com 34.
Os Reds vem cheios de moral por terem batido o Chelsea por 2x1 no último Domingo em Stamford Bridge.
O City segue atropelando na Premier League, tem 11 vitórias e 1 empate apenas. A sina da equipe tem sido não conseguir repetir tais desempenhos na Champions League.
Vejo no Liverpool um conjunto que pode fazer frente ao City, com um sistema defensivo mais forte mas um ataque menos potente. Outro ponto a favor do Liverpool é Kenny Dalglish, grande estrategista e mestre dos jogos difíceis.

Palpite: Liverpool 2v0 Manchester City


Fluminense v Vasco
Domingo às 17 hs

Reta final do Brasileiro. O Flu é 3º com 62, o Vasco está em 2º com 65.
O resultado desse jogo pode (ou não) consagrar o Corinthians campeão já nessa rodada.
O Flu tem esperança de chegar no título, mas é uma esperança inútil, sua chance é zero.
Para o Vasco o empate não seria mau-negócio já que o Corinthians terá um jogo dificil contra o Figueirense.
Penso que as duas equipes possuem força equivalente no momento, mas o Flu vem numa crescente e tem tradição nesses jogos "chorados".

Palpite: Fluminense 2v2 Vasco

24 de novembro de 2011

Bundesliga | Monchengladbach atropela e já briga pela liderança

No fim de semana o Borussia Monchengladbach chegou à sua 8ª vitória ao destruir o bom time do Werder Bremen por impressionantes 5x0!
Com a vitória o time chegou a 26 pontos, ocupando a 3ª posição e com 2 pontos a menos que o líder Bayern Munich - que perdeu para o vice-lider Dortmund, em casa.

Olhando para a bela campanha do Monchen até aqui eu me pergunto:
o que mudou desse time em relação ao time da última temporada que finalizou na 16ª posição e só se salvou do rebaixamento por que venceu o Bochum nos playoffs??

O 1º ponto importante (talvez o mais) é a organização do sistema defensivo.
Na última temporada a equipe teve a 2ª pior defesa, sendo vazada em 65 ocasiões - o que dá uma média de 1,91 gols / jogo. Quase 2 por partida!
Nessa temporada o time tem a 2ª melhor defesa, só levou 9. Média de 0,69 / jogo. 
Uma melhora impressionante!

Marc ter-Stegen
2º ponto importante: se o conjunto não encaixa, mude as peças.
O elenco foi todo reformulado, começando pelo gol.
O antes titular Logan Bailly está agora em empréstimo para a equipe suiça do Neuchatel Xamax, o novo dono da camisa 1 se chama Marc Andre ter-Stegen, tem apenas 19 anos e é formado nas bases do clube.
 
3º ponto: Quanto mais jogadores por setor, mais qualidade? Não!
Pelo menos não é o que pensa o treinador suiço Lucien Favre, que no último ano dispunha de 11 jogadores para a defesa, 9 meio-campistas e 7 atacantes. Isso dava um enorme elenco de 27 jogadores de linha!
Hoje, Favre tem 7 defensores, 10 meio-campistas e                                                                    5 atacantes.

4º ponto: Aposte nos talentos. Acredite na base.
Favre deu cara nova à equipe
O elenco da última temporada dispunha de 10 jogadores com menos de 23 anos dentre os 31 do elenco.
No atual, 14 dos 25 jogadores tem menos de 23 anos. O que dá uma porcentagem de 56% de jovens, contra apenas 32% da última temporada.

5º e último ponto: jogos em casa foram feitos para pontuar.
Na última temporada os torcedores do Monchengladbach tiveram um ano sofrível, a equipe fez a 2ª pior campanha como mandante com somente 5 vitórias e 3 empates, diante de 9 derrotas.
Felizmente para eles, esse ano o Monchen ainda não perdeu em casa e só precisa de mais um pontinho como mandante para igualar o número de pontos conquistados em casa durante toda a última temporada. Já são 5 vitórias e 2 empates até aqui.

Conclusão:
a campanha do time surpreende, inspira e ensina outras equipes a apostar na juventude.
É óbvio no entanto que a equipe ainda não está pronta para alçar altos voôs e ambicionar conquistas maiores como título e/ou vaga na Champions League. 
Acredito porém (e torço para) que o time tenha condições de pleitear de igual contra outras candidatas por uma vaga na Uefa Europa League.
Agora só resta torcer: boa sorte ao Monchen!

22 de novembro de 2011

Uefa Champions League | Prévia dos Jogos dos Dias 22 e 23 de Novembro


Bayern Munich v Villarreal
O Bayern tem 10 pontos, com 3 vitórias e 1 empate. Pra se classificar já hoje só precisa de um empate ou de uma "não-vitória" do Napoli. O Villarreal soma 0 pontos, é a decepção na Champions até aqui, mas também pudera. O time vendeu Santi Cazorla na janela e agora vê sua dupla Rossi-Nilmar lesionada.
No final de semana o Bayern perdeu o clássico para o Borussia Dortmund, vencendo hoje a confiança e a moral da equipe devem ser restauradas.

Palpite: Bayern Munich 2v0 Villarreal

Napoli v Manchester City
O Napoli ocupa a 3ª posição com 5 pontos e joga pelo tudo ou nada hoje contra o City. Que está na sua frente com 7 pontos, para o City o empate não seria mau negócio apesar de perigoso, já que o time joga contra o Bayern Munich. Vou acreditar no Napoli pelo fato do City ainda não ter me convencido na competição.

Palpite: Napoli 2v1 Manchester City

CSKA Moskva v Lille
Jogo da vida (ou morte) para os russos que estão na 2ª posição com 5 pontos. Vencer hoje não os classifica, mas os deixa muito próximos. Seu adversário, o Lille é o último colocado com 2 pontinhos e pegam na última rodada o Trabzonspor em casa. Um empate hoje seria de bom tamanho, não fosse a diferença no saldo de gols: o CSKA tem +2 de saldo e o Lille, -2. Um jogo muito parelho, mas acredito nos russos.

Palpite: CSKA 3v2 Lille

Trabzonspor v Internazionale
O Trabzonspor se encontra na 3ª posição, com 5 pontos. A Inter lidera com 9 pontos.
A vitória é o único resultado interessante para o Trabzonspor, ja que pegam o Lille, na França na última rodada. Para a Inter um empate estaria de bom tamanho e lhes classificaria, mas pelo fato da Inter ter perdido desse adversário em casa na 1ª rodada e com Ranieri precisando mostrar resultados, vou com os italianos.

Palpite: Trabzonspor 0v1 Internazionale

Manchester United v Benfica
O Manchester é o líder com 8 pontos e saldo de +4. O Benfica também tem 8, mas possui saldo de +3.
No quesito futebol o Manchester está devendo qualidade e vem jogando com preguiça. No outro jogo do grupo o Basel joga fora contra o Otelul, em caso de vitória do Basel o Manchester poderá ter sua vaga ameaçada e resolver no confronto direto na última rodada. Pelo atual futebol apresentado pelos 2 times, não vejo mais do que um empate nesse jogo.

Palpite: Manchester United 1v1 Benfica

Otelul Galati v Basel
O pequenino Otelul é o lanterna do Grupo C, com 0 pontos. O Basel é o 3º com 5 pontos e deve buscar a vitória a qualquer custo para tentar surpreender o United na última rodada. O problema é que o Otelul deve tentar pontuar nessa partida para terminar de forma "digna" e esse espirito poderá criar alguma dificuldade para os suiços, que devem vencer no entanto.

Palpite: Otelul Galati 1v2 Basel

Real Madrid v Dinamo Zagreb
O Real lidera o grupo D com 12 pontos, nenhum gol sofrido e é dono da melhor campanha nessa fase de grupos. O Dinamo é o lanterna com 0 pontos e 0 gols marcados. Mourinho deverá poupar jogadores para essa partida (ja que o time ja está garantido na próxima fase), mesmo assim acredito que o Real vencerá com facilidade, mas talvez eu erre meu palpite de score e de assist.

Palpite: Real Madrid 3v0 Dinamo Zagreb, com gol de Higuain e assist de Coentrão.

Olympique Lyon v Ajax
O Lyon ocupa a 3ª posição com 4 pontos e o Ajax é vice-lider com 7.
Se olharmos apenas para a tabela teremos a impressão de que o Lyon está devendo já que é mais time que o Ajax e está atrás dos holandeses, mas tem um detalhe: o Lyon ja jogou duas vezes com o Real e mais: beliscou um empate com o Ajax em Amsterdam. A situação é delicada, mas uma vitória hoje os deixa bem encaminhados para decidir a vaga na última partida contra o fraco Dinamo Zagreb. O Ajax tem o peso de sua camisa a seu favor e os talentos Eriksen e De Jong começam a amadurecer, mas a equipe perdeu muitos nomes de peso: Suarez, Stekelenburg e Emanuelson. Espero uma vitória fácil dos franceses hoje em um jogo muito aberto.

Palpite: Lyon 3v0 Ajax

Bayer Leverkusen v Chelsea
O Bayer Leverkusen tem 6 pontos e é o 2º colocado do Grupo E. O Chelsea é líder com 8.
O Bayer possui uma equipe interessante do meio pra frente, mas seu setor defensivo é cheio de deficiências.
No Chelsea o treinador André Villas-Boas começa a ser questionado pela imprensa após a derrota para o Liverpool no domingo, em casa. Para restaurar a confiança o time deve entrar com muita vontade e não vejo resistência suficiente do lado alemão para frear o ataque dos Blues.

Palpite: Bayer Leverkusen 1v3 Chelsea

Valencia v Genk
O Valencia é o 3º colocado com 5 pontos e o Genk é último com 2. O Valencia faz as contas para se classificar e pra isso precisa vencer hoje por um placar elástico pra poder jogar pelo empate contra o Chelsea em Stamford Bridge. Futebol pra isso o time tem, mas terá que esquecer da derrota de sábado no clássico contra o Real Madrid e entrar de cabeça erguida. Pra mim, é passeio do Valencia, uma goleada para acalmar os ânimos de uma equipe que vem fazendo muito bem pelo Espanhol.

Palpite: Valencia 5v1 Genk, com gols de Soldado e Jonas.

Arsenal v Borussia Dortmund
O Arsenal lidera o Grupo F com 8 pontos, o Borussia é o 3º com 4.
Quando começou a Champions League eu projetava que esse confronto fosse ao contrário - Borussia na liderança e Arsenal capengando. Mas os ingleses conseguiram sair da crise e os alemães demonstram nervosismo na competição.
Apesar do Arsenal ainda não ter um meio-campo de qualidade a duplinha Walcott e Van Persie tem sido suficiente até aqui. Um empate nesse jogo é o bastante pra classificar o Arsenal, mas não vejo no Dortmund futebol sequer para o empate - mesmo que tenham vencido o Bayern no fim de semana - pra mim é sem supresa.

Palpite: Arsenal 2v0 Borussia Dortmund, com gol de Van Persie (de novo!)

Olympique Marseille v Olympiakos
O Marseille é o 2º do grupo com 7 pontos e o Olympiakos é o último com 3.
Não há muito o que dizer do confronto, a não ser isso: espero uma vitória dos franceses e sem levar gols.

Palpite: Olympique Marseille 2v0 Olympiakos

Zenit St. Petersburg v APOEL Nicosia
O Zenit é o 2º colocado com 7 pontos, o APOEL lidera com 8. Os dois times vem apresentado um bom futebol, mas o Zenit possui mais nomes de qualidade e maiores opções em sua equipe.
Para o Zenit é vencer ou vencer (a última partida é contra o Porto no Dragão), para o APOEL um empate já o deixa numa situação confortável (recebem o Shakhtar na última rodada).
Penso que os russos tem qualidade para acabar com a invencibilidade dos cipriotas, mas não será nada fácil. Uma vitória também significaria classificação praticamente assegurada para ambas.

Palpite: Zenit St. Petersburg 2v1 APOEL

Shakhtar Donetsk v Porto
O Shakhtar é o último colocado com 2 pontos e o Porto é o 3º com 4.
As duas equipes fazem uma campanha muito abaixo de seu futebol da última temporada, mas só o Porto possui uma "desculpa" para o mal desempenho - Falcão e Villas-Boas sairam.
Se der empate o Shakhtar cai fora da briga e o Porto fica com pouquissimas chances.
Se o Shakhtar vencer o Porto deve dar adeuas (depende do resultado de Zenit v APOEL) e se der Porto, o time fica muito próximo da vaga, tendo a chance de resolver em casa contra o Zenit.
Analisando as equipes, o Porto está enfraquecido (conforme citei acima) e o Shakhtar manteve a equipe que fez uma ótima campanha na última Champions mas que se esqueceu do futebol. Pra não ficar em cima do muro, vou com os ucranianos e sua equipe mais entrosada.

Palpite: Shakhtar Donetsk 3v1 Porto

Milan v Barcelona
As duas equipes ja estão classificadas, sendo que o Milan é o 2º com 8 e o Barça é lider com 10.
Nessa partida o que vale é a briga pra terminar na liderança. Os dois times vem jogando muito bem pelo seus campeonatos e Guardiola ja declarou que não poupará jogadores para a partida, no Milan Pato deve voltar.
Garantia de jogão, amigo! Vou de Milan pelo Barcelona não estar apresentando bons resultados fora de casa.

Palpite: Milan 2v1 Barcelona

BATE Borisov v Viktoria Plzen
O BATE é o 3º com 2 pontos e o Viktoria é 4º com 1.
Apesar de parecer um jogo que não "vale nada" esse confronto é decisivo para as duas que tem ambição de terminar na 3ª colocação e disputar a Europa League. Pelo que acompanhei das equipes, pude concluir que o Viktoria Plzen é mais organizado taticamente e joga melhor do que o BATE, mas que não tem transformado o "bom" futebol em resultado. Essa é a última oportunidade para que o façam e vou confiar nisso.

Palpite: BATE Borisov 0v2 Viktoria Plzen

21 de novembro de 2011

Barclays | Kenny Dalglish: Rei dos Clássicos

A temporada de 1989/90 foi a última em que o Liverpool ergueu a taça de Campeão Inglês. Seu treinador na época? Kenny Dalglish!

Um pouco sobre Kenny "The King" Dalglish
Dalglish, na época, era treinador/jogador da equipe e já era uma lenda viva em Liverpool. Foi então que no dia 22 de Fevereiro de 1991 deixou seu cargo e saiu do Liverpool. O motivo: até hoje não sei!
Dalglish rumou novos caminhos desde então, em Outubro de 1991 assumiu o Blackburn Rovers na Segunda Divisão e conseguiu promovê-lo à elite ja na sua 1ª  temporada. Mas foi na temporada de 1994/95 que Dalglish talvez tenha conseguido o feito mais surpreendente de sua vitoriosa carreira: levar o Blackburn ao título Inglês!
Dalglish continuou rumando por outras equipes do Reino Unido: como Newcastle e Celtic.



Rafa Benitez revive a lenda
Benitez sempre foi bastante criticado pelos torcedores do Liverpool e bastante massacrado pela imprensa por suas várias contratações que não deram certo, mas a de convidar Kenny Dalglish em Abril de 2009 para ser treinador da equipe júnior talvez tenha sido o seu maior acerto nos Reds.
Era questão de tempo até que Dalglish voltasse ao comando dos Reds, de onde nunca deveria ter saído. O retorno "pra casa" aconteceu no dia 9 de Janeiro desse ano.


É então que finalmente chegamos à parte que remete ao título desse post:
Desde seu retorno, Dalglish comandou a equipe em 11 jogos decisivos - leia-se, confrontos envolvendo: Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal, Tottenham e Everton.
Desses jogos, só saiu de campo sem ganhar pontos nos confrontos contra o Tottenham, a grande pedra no sapato de Dalglish. Foram 2 confrontos:
Liverpool 0v2 Tottenham - 15/05 e Tottenham 4v0 Liverpool - 18/09. Sequer conseguiram balancar às redes dos londrinos.


Porém, se saiu espetacularmente bem em todos os outros:
Liverpool 2v2 Everton - 16/01
Chelsea 0v1 Liverpool - 06/02
Liverpool 3v1 Manchester United - 06/03
Liverpool 3v0 Manchester City - 11/04
Arsenal 1v1 Liverpool - 17/04
Arsenal 0v2 Liverpool - 20/08
Everton 0v2 Liverpool - 01/10
Liverpool 1v1 Manchester United - 15/10
Chelsea 1v2 Liverpool - 20/11



Kenny Dalglish se mostrou ser um grande estrategista e exímio dominador do futebol tático.
Alguém se lembra do 3-6-1 usado no 1v0 sobre o Chelsea?
E do 4-5-1 que dominou as pontas do United naquele 3v1?
Ou, por que não, do seu 4-4-1-1 de ontem, com "dois" laterais direitos fazendo Kuyt dar suporte à Glen Johnson e segurando o lado mais forte do Chelsea - o esquerdo?



Por tudo isso e pela qualidade da equipe, não tenho dúvida de que essa equipe, com esse treinador, tem reais chances de ser campeão da Premier League. Talvez não seja nesse ano, mas muito em breve!


Revanche: na próxima terça - 29/11 - Chelsea e Liverpool voltam a se enfrentar, dessa vez pela Copa da Liga Inglesa, às 17:45 hs de Brasília.
Mais um: antes de pensar no Chelsea o Liverpool terá mais um jogo decisivo no domingo, contra o Manchester City no Anfield Road, às 14 hs de Brasília.

18 de novembro de 2011

Jogo Quente | O Que de Melhor Teremos

Após uma semana de "pausa" pela Data Fifa, voltamos ao normal e na estréia da seção "Jogo Quente" (ainda não gosto desse nome ¬¬).

Manchester City v Newcastle
 Sábado às 13 hs

Confronto entre o líder e o 3º colocado do campeonato Inglês. Do melhor ataque - City, com 39 - contra a melhor defesa - Newcastle, com 8 - esse jogo promete!

Palpite: Manchester City 2v0 Newcastle

Bayern Munich v Borussia Dortmund
Sábado às 13:30 hs

Confronto entre 1º (Bayern) e 2º (Dortmund) colocados. O Bayern Munich tem o melhor ataque (32)e a melhor defesa (4) e o Borussia Dortmund é o atual campeão. Além disso, os bávaros são a 3ª "melhor" equipe européia nesse início de temporada.

Palpite: Bayern Munich 3v0 Borussia Dortmund


Valencia v Real Madrid
Sábado às 19 hs

Valencia está na 3ª posição com 24 pontos, o Real é lider com 28 e possui o melhor ataque com 39.
Essa partida será o jogo das diferenças, com o Valencia querendo vencer para "invadir" a briga pelo título, sempre monopolizada por Real e Barça. Mas duvido que ganhem...

Palpite: Valencia 1v3 Real Madrid


Chelsea v Liverpool
Domingo às 14 hs

O Chelsea é o atual 4º colocado com 22 pontos, o Liverpool está em sexto com 19.
A partida é perigosa para o treinador Andre Villas-Boas que disputou e perdeu dois clássicos - contra Manchester United e Arsenal - mais uma derrota em um clássico poderia abalar a confiança da diretoria (maluca) imprevisivel do Chelsea. Pelo Liverpool, desde que Dalglish voltou ao comando em Janeiro, a equipe só saiu derrotada dos jogos "importantes" nas vezes em que enfrentou o Tottenham.

Palpite: Chelsea 2v2 Liverpool


Tottenham v Aston Villa
Segunda às 18 hs

Fechando a rodada. O Tottenham, atual 5º colocado com 22 pontos recebe o Aston Villa - oitavo, com 15 pontos. A partida em si promete ser cheia de gols entre dois times de força equivalente.

Palpite: Tottenham 3v1 Aston Villa e com gol de Van der Vaart

9 de novembro de 2011

Bundesliga | Bayern sofre, mas vence mais uma

Nesse fim de semana os bávaros de Munich enfrentaram o modesto Augsburg e tiveram mais dificuldade do que se esperava para conseguir vencer o recém-promovido time do Augsburg.
O placar foi 2x1 e o Bayern tomou bastante pressão na etapa final, mas conseguiu segurar o resultado, segue líder e ja abre 5 pontos de vantagem para o 2º colocado Borussia Dortmund e registra incríveis 32 gols marcados em apenas 12 partidas. Média de 2.67 gols / jogo.

Além da liderança, o time vem apresentando um futebol muito atraente e está num patamar acima do que a maioria das equipes européias no momento. Falando em patamar, considero que apenas os espanhois do Real Madrid e do Barcelona estejam no mesmo "nível" do Bayern, também não consigo deixar de apontar as três como muito favoritas ao título dessa Uefa Champions League.

Heynckes vem emplacando em Munich
Comandados pelo excelente (e experiente) Jupp Heynckes, que já comandou várias equipes, tanto na Alemanha quanto pela Europa. Em seu currículo constam times como Schalke 04, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Benfica bem como outras passagens pelo clube de Munich.

É impossível escrever um texto sobre o Bayern Munich sem fazer citação ao artilheiro "Super Mario" Gómez, que segue destruindo e é garantia de gols a cada jogo. No momento, Gómez é artilheiro do campeonato Alemão com 13 gols e vice-artilheiro europeu com 18 gols, atrás apenas dele - Messi, o inigualável - mas com apenas um gol a menos.

Gómez fez a torcida esquecer Klose
O elenco que Jupp Heynckes dispõe tem qualidade de sobra para que a equipe possa vencer tanto a Bundesliga, como a Copa da Alemanha e a Uefa Champions League, mas precisará melhorar o posicionamento do sistema defensivo para sobreviver a eventuais confrontos contra Barcelona ou Real Madrid.

8 de novembro de 2011

Calcio | Di Natale resolve! Udinese lidera!

Com o adiamento do jogo Napoli v Juventus causado por alagamentos próximo ao estádio San Paolo, a equipe de Udine teve a chance de se tornar líder da tabela e não desperdiçou, venceu o Siena por 2x1 e Di Natale deixou mais um. Já são 8 gols do veterano atacante só nesse campeonato, vale lembrar que Di Natale terminou as duas últimas temporadas como artilheiro do campeonato, ser artilheiro 3 vezes em sequência é um feito de poucos.

Na história do Calcio, desde que se começou a ter registro dos artilheiros em cada ano, na temporada 1923/24, apenas dois jogadores conseguiram o feito de ser artilheiro 3 anos seguidos: o sueco Gunnar Nordahl foi o 1º a concluir tal feito atuando pelo Milan durante os anos de 1953 à 1955 o outro jogador a ter seu nome na tão seletiva lista é, nada mais, nada menos, que o genial Michel Platini - atual presidente da Uefa - realizou o feito com a camisa da Juventus de 1983 à 1985.
Di Natale perto de fazer história
Se Di Natale conseguir se igualar a eles, será o 1º italiano na lista. Além disso, Di Natale está bem próximo de entrar na lista dos 30 maiores goleadores da história da Serie A, registrando 138 gols até o momento, apenas um gol atrás do último da lista, o dinamarquês John Hansen que possui 139. Para não haver dúvidas Di Natale precisa de mais dois golzinhos.

Voltando a falar de sua equipe, a Udinese perdeu Sanchez que fazia dupla com Di Natale nessa temporada, vendido ao Barcelona. A saída foi apostar num forte sistema defensivo cujo alicerce está no brasileiro Danilo ex-Palmeiras. Para o ataque a Udine conta com o retorno de Floro Flores que jogou a última temporada pelo Genoa emprestado e com o brasileiro Paulo Vitor Barreto, contratado nessa janela.
Porém, na maior parte das vezes nenhum dos dois jogou e Di Natale atuou sozinho na linha de frente.
Danilo é peça-chave no esquema
Armando o time num 3-6-1 totalmente defensivo, o treinador Francesco Guidolin tem colhido bons frutos para o time, ainda que não tendo um ataque tão eficaz e completamente dependente de Di Natale, mas com uma defesa impenetrável e que foi vazada apenas 4 vezes em 10 partidas.

Na minha opinião, não acredito que a equipe conseguirá se manter entre os 4 de cima, pois precisará de muita sorte para que seu atacante não a desfalque em algumas partidas no campeonato, o que diminuiria em muito a força do time. Um exemplo disso é a partida contra o Napoli no dia 26 de Outubro, é a única derrota da Udinese na competição e também a única partida em que Di Natale não atuou.

7 de novembro de 2011

Barclays | Newcastle surpreende e "invade" o G-4

Rebaixado na temporada 2008/09, voltou à elite duas temporadas depois na 2010/11 com uma equipe interessante que tinha nomes como Andy Carroll, José Enrique, Joey Barton, Kevin Nolan, Ben-Arfa e Alan Smith. Terminando o ano na 12ª colocação em seu retorno e com perspectiva de melhoria para a próxima temporada.

Eis que chegou a janela de transferências e dúvidas a respeito do time foram surgindo. Um-a-um os principais jogadores do Newcastle começaram a deixar o clube, Carroll ja tinha saído em Janeiro para o Liverpool. Em Julho foi a vez de Nolan, Barton e José Enrique deixarem o clube, o quarteto era o embrião da equipe e Nolan o principal jogador do time - capitão e artilheiro.

Kevin Nolan

A diretoria se mexeu: trouxe Santon para substituir José Enrique, Cabaye (o maior acerto da temporada) chegou para o lugar de Nolan e na vaga do matador Andy Carroll trouxe Demba Ba - que está voando e ja anotou 8 gols em 10 partidas. Obertan chegou por empréstimo e Marveaux veio como aposta do Rennes.

As lacunas estavam aparentemente preenchidas (com exceção da lateral esquerda onde Santon ainda não é o titular e Ryan Taylor vem sendo improvisado no setor).

Demba Ba


A aposta do treinador Alan Pardew foi focar na força defensiva, mantendo os dois meias centrais Tioté e Cabaye bastante recuados para dar proteção ao miolo central da zaga, apostando nos chutões da zaga e na velocidade dos pontas Obertan e Jonas Gutiérrez para ganhar essas bolas e cruzá-las para a dupla de ataque Ba e Best. Quando colocado em palavras se percebe a simplicidade do sistema, assim como deficiências da equipe como as laterais sem proteção e a necessidade de ter o contra-ataque para criar perigo.

O surpreendente é que essa fórmula tem dado (muito) mais certo do que se poderia imaginar com o time estando dentro da zona de classificação para a Uefa Champions League na 3ª posição com 25 pontos, e mais: tem a melhor defesa do campeonato - apenas 8 gols sofridos - e mais ainda: é ao lado do líder Manchester City os únicos ainda invictos na competição.

Cabaye vem se adaptando bem à Inglaterra
E não se enganem ao pensar que o time produziu esses números somente contra adversários fracos. Já sobreviveram aos confrontos contra: Tottenham, Arsenal, Everton e Aston Villa. Ainda venceram o Sunderland no clássico local na casa dos rivais!
No entanto, a real prova de fogo começa na próxima rodada no dia 19 de Novembro (essa semana não terá jogo, Data Fifa) quando a equipe enfrentará em sequência - Manchester City e Manchester United fora e depois o Chelsea em casa.

Independente do resultado desses 3 jogos tenho que deixar claro que é triste afirmar com convicção que o time não terá força para se manter no topo até o fim do campeonato com o atual nível das equipes inglesas, mas do males o menor, pois o time já entra forte na briga por vaga para a Europa League e tem tudo para ser o time sensação do campeonato.

4 de novembro de 2011

Mudança no Site: Criação de Cronograma

Boa noite a todos!

Durante a semana estive pensando numa maneira de poder escrever mais posts aqui, sobre diversos assuntos e sem que perdesse em qualidade.
Então resolvi fixar um dia para cada campeonato que acompanho e acredito ter encontrado o arranjo perfeito.
Lhes deixo agora a programação que pretendo botar em prática a partir da próxima semana.

Segunda: Inglaterra.
Terça: Itália.
Quarta: Alemanha
Quinta: Europa em geral / Brasil.
Sexta: Seção "Jogo Quente" (ainda não criei um nome "bom"). Essa seção será uma prévia dos jogos que prometem ser os melhores durante o fim de semana.

Nota: Em semana de Champions League o post de Terça: Itália será trocado com o de Quinta: Europa.

Abraços! Tchau.