10 de outubro de 2011

Uefa Champions League | Um banho de Realidade

Logo após o sorteio das chaves dos grupos da Champions League 2011/12 inúmeros comentaristas e especialistas deram sua análise sobre os prováveis classificados de cada grupo, como ja é de praxe.
Nesse processo, Manchester City e Borussia Dortmund foram apontados como candidatos com grande chance de alcançar, pelo menos, as oitavas-de-final. O Borussia Dortmund foi dado até como provável líder de seu grupo dada a má fase do gigante Arsenal.


O Manchester City caiu numa chave muito complicada com Bayern Munich, Napoli e Villarreal (talvez o grupo mais nivelado por cima) e ainda assim foi apontado como favorito para passar à próxima fase e mais, brigaria pela liderança com o Bayern Munich, onde a única "surpresa" que poderia pintar seriam os italianos do Napoli, geralmente muito fortes quando atuam no San Paolo.

Passadas duas rodadas o cenário ja é outro. Os bávaros de Munich (que estão fortissimos e podem brigar pelo título) lideram o grupo com 6 pontos conquistados em vitórias sobre - Villarreal fora e Manchester City em casa, ambas pelo placar de 2x0.
Logo atrás vem o Napoli com 4 pontos - um empate por 1x1 contra o City no Etihad Stadium e uma vitória sobre o Villarreal por 2x0 em casa.

Para o City, o empate em casa com o Napoli poderá custar caro se a equipe chegar no San Paolo precisando da vitória - que como disse acima: o Napoli é muito forte atuando lá.
Mas antes de pensar nisso o City terá que vencer as duas próximas partidas frente ao Villarreal, pra só então se colocar em reais chances de classificação.

Um grande revés para a equipe de Manchester é o treinador Roberto Mancini, que nunca conseguiu ser bem sucedido na competição, sendo esse o principal motivo de sua demissão da Internazionale, mesmo conquistando o "tetra" campeonato na Itália.

O caso do Borussia Dortmund é um pouco mais grave, porquê apesar de estar numa chave menos complicada que a do City as recentes atuações do time preocupam. Não é apenas uma questão do resultado não vir, mas sim do futebol não aparecer. Não sei ao certo se a queda de rendimento do time se deve a ter perdido Sahin, ou estar sem Barrios, ou ainda se é nervosismo já que a equipe é bastante jovem.

O fato é que o calendário do Borussia, em ordem cronológica, é o seguinte: Olympiakos fora e Olympiakos em casa, Arsenal fora e Marseille em casa. A primeira coisa é: o Borussia tem que vencer o Olympiakos nos dois jogos! Conquistando 6 pontos frente aos gregos, deixaria a equipe alemã com 7 pontos.

Se imaginarmos que acontecerá uma vitória pra cada lado (bastante provável) nos confrontos entre Arsenal v Marseille e levando em conta que o Marseille vença o jogo da 5ª rodada quando recebe o Olympiakos. Teriamos esse cenário: Marseille líder com 12 pontos, Arsenal vice-líder com 7 pontos e Borussia também com 7. Na última rodada o Arsenal enfrenta (e deve vencer)o Olympiakos na Grécia e o Marseille (já classificado) recebe o Borussia Dortmund, possivelmente precisando aplicar uma goleada.

Pra finalizar a equação de forma simples: por mais que o Borussia consiga vencer o Marseille na França (o que é bem difícil) ele ainda precisaria ter um saldo maior que o do Arsenal para se classificar, pois ambos terminariam com 10 pontos.

No resumo da ópera: o Borussia Dortmund precisará de uma vitória na 5ª rodada contra o Arsenal no Emirates Stadium. As chances são pequenas, a dificuldade será enorme e o time que foi apontado como provável líder da chave deverá sequer conseguir passar à próxima fase.

Por mais improvável que pudesse parecer, hoje é grande a chance de que esses dois gigantes fracassem em seu retorno à maior (e melhor!) competição de clubes do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário