14 de setembro de 2011

Uefa Champions League | Borussia Dortmund 1v1 Arsenal

Nessa última terça assistimos o início da fase de grupos da Champions League 2011/12, que começou trazendo jogos espetaculares logo em sua 1ª rodada.

Na Alemanha, assistimos um retranqueiro Arsenal beliscando o empate com o Borussia Dortmund por 1x1. Ficou claro também que a equipe alemã carece de qualidade ofensiva enquanto Barrios está fora. A saída de Sahin também sobrecarregou o jovem Mario Götze na armação do time, tornando o Borussia previsivel em alguns momentos e facilitando para o sistema defensivo do Arsenal, que nem de longe está entre os melhores da Europa.

O Arsenal segue sem ter por onde atacar, seus meias - Benayoun e Arteta - apenas marcaram durante toda a partida. Walcott esteve sumido o jogo inteiro e Gervinho brigou, mas pouco produziu. Van Persie se movimentou bastante tendo que armar as jogadas e concluí-las, sendo o melhor jogador do time na partida.

A jogada do gol do Arsenal surgiu num lance em que o holandês pressionou a saída de bola do Dortmund e se aproveitou de um deslize do capitão Kehl que errou um passe simples e prejudicou seu time.

No panorama do 1º T, era assim que os times estavam postados em campo.


O Borussia controlava o jogo e as ações, Schmelzer e Piszczek subiram incessantemente ao ataque, contando com a cobertura de Bender e Kehl e conseguindo anular as jogadas do Arsenal pelas pontas.
No meio, Götze e Kagawa se revezavam na armação e se movimentavam bastante. O jovem alemão criou algumas oportunidades, que acabaram desperdiçadas por Lewandowski, que foi muito mal no jogo.
Kagawa apareceu mais nos arremates de fora da área, mas demonstrou não estar com a pontaria em dia e Grosskreutz foi praticamente uma peça nula do time, não conseguindo ganhar no confronto frente ao Sagna.
Enquanto que no Arsenal, a preocupação de Wengér era não tomar gol. Jogando acuado deu dó da postura do gigante Arsenal, que vem se apequenando na temporada.
Song, Arteta e Benayoun só se limitavam a tentar inibir as investidas de Götze e Kagawa, mas não conseguiram parar o alemão. Gibbs foi pouco exigido, mas mostrou segurança quando o foi.
A dupla de zaga também esteve sempre bem postada, conseguindo impedir quase todos os ataques do Borussia. Usou e abusou da linha de impedimento, que falhou em alguns momentos, como na chance mais aguda que o Dormund criou, onde Götze deu passe milimétrico para Lewandowski, que driblou Szczesny mas chutou sem força e a bola foi salva por Sagna em cima da linha.

No 2º tempo, Jurgen Klopp tratou de mandar o time para o tudo ou nada.
Após escanteio o empate quase veio dos pés de Subotic, que chutou rasteiro sem força e perdeu um gol incrível de dentro da pequena área. O Arsenal praticamente não criava e se recuava mais no campo defensivo.
Aos 69' entraram Perisic e Blaszczykowski nas vagas de Kehl e Grosskreutz.
Com a mudança, Götze foi recuado para ser o articulador do time, Perisic e Kuba eram os pontas, com Lewandowkski de referência e Kagawa jogando próximo a ele.
A partir daí o Borussia passou a ser muito perigoso pelo lado direito, com Kuba passando com certa facilidade pelo jovem Gibbs, mas Perisic, assim como Grosskreutz não conseguia ganhar de Sagna.
E assim seguiu o jogo, mesmo com o Dormund pressionando de forma afoita, o time não conseguiu criar grandes chances. Wengér ao ver que seu time estava acuado, o que fez? Recuou ainda mais!
Colocando o volante Frimpong na vaga de Walcott aos 77' e fazendo todo o time marcar no campo defensivo. Ficando assim o panorama:


E na base do abafa e da "empurrância" foi que o time da casa chegou ao empate aos 88' em belo gol de Perisic.
Zidan que havia entrado minutos antes (aos 85') errou tudo o que tentou fazer. No Arsenal, André Santos e Chamakh entraram no finzinho e sequer tocaram na bola.
Nos números o Borussia registrou 14 finalizações, contra apenas 4 do Arsenal. Porém, pela falta de qualidade e objetividade acredito que o placar tenha sido justo para ambos.
E com a vitória do Marseiile sobre o Olympiakos fora, o Borussia vai ter que comer muito feijão se quiser liderar esse grupo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário