18 de setembro de 2011

Hooligans sob controle?

Nesse Sábado aconteceu o jogo entre Millwall e West Ham pela Championship - 2ª divisão inglesa - e como de praxe, todo mundo esperava por esse confronto cercado por preocupações. Pois mais do que um jogo, essa rivalidade entre as duas torcidas vai além das fronteiras do futebol.

Com inúmeras histórias sobre confrontos sangrentos e tragédias ocorridas em confrontos das torcidas de West Ham e Millwall.
Tais histórias inclusive, já renderam um filme de Hollywood batizado com o nome "Hooligans".
No filme a rivalidade é exposta ao mundo, mas com certa "lealdade" entre os torcedores rivais, que param de brigar se alguém morrer. Pena que isso só acontece no filme...

Voltando ao mundo real: A última vez que Millwall e West Ham se enfrentaram foi no dia 25 de Agosto de 2009 durante a Copa da Liga Inglesa. Na ocasião, por mais esforços que tenha feito, a polícia, o governo Inglês e a diretoria dos clubes não conseguiu inibir os atos de violência, tendo acontecido uma invasão do campo em massa de ambas as torcidas e culminando com a morte de um torcedor do Millwall nos confrontos aos arredores do estádio de Upton Park.


Para essa partida as movimentações dos órgãos que regem o futebol Inglês e da Polícia Inglesa foram melhor orquestrados. O esquema de divisão de torcidas foi refeito e a segurança no estádio foi intensificada.
Como medida de segurança, a FA - Federação Inglesa - proibiu a transmissão dessa partida. Tanto para a Inglaterra quanto para o resto do mundo. A medida foi tomada buscando diminuir a violência entre as torcidas já que a FA acredita que um dos motivos dos "Hooligans" se enfrentarem seja o de aparecer em TVs e em jornais.

Dessa vez, as ações conjuntas felizmente funcionaram e não há relatos de feridos que tenham sido noticiados nos jornais ingleses (apesar de eu ter convicção de que alguns se feriram). De qualquer forma, a Inglaterra mostra ao mundo (mais uma vez) como se consegue, com organização, inibir a violência nos estádios (e sem alambrados).

É uma pena não termos nenhum vídeo registrado do jogo, pois as várias confederações ao redor do mundo (principalmente a nossa!) poderiam aprender uma lição valiosa.

Em Fevereiro as equipes voltam a se enfrentar. Espero que a paz reine e a "tradição" da violência acabe entre essas torcidas, sem que a rivalidade acabe.

Ah!O jogo acabou 0x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário