8 de junho de 2011

Brasil na Copa América

O que esperar da nossa seleção durante o torneio?

Os dois últimos amistosos do Brasil diante de sua torcida não tiveram um bom aproveitamento da equipe, empatando num magro 0 a 0 com a Holanda e vencendo ontem por apenas 1 a 0 a péssima seleção Romena, toda reformulada.

No entanto, o que mais me chamou a atenção foi o ímpeto da torcida brasileira que passou a vaiar o time ja ao intervalo do jogo contra a Holanda. Discordo totalmente dessas vaias, a seleção fazia um bom jogo e do outro lado estava a atual vice-campeã mundial, mas brasileiro não quer saber disso né? Brasileiro só quer ver a nossa seleção ser a melhor, não importa o adversário. A realidade entretanto é mais dura do que isso.

Página virada, novo jogo, agora no Pacaembu para despedida de Ronaldo, no 1º tempo todos só queriam ver o Fenômeno em campo pela última vez, entrou, tentou e nos emocionou. Merecidamente homenageado.
Intervalo do jogo. Hora de acabar a festa e do Brasil jogar um bom futebol no 2º tempo, não só não jogou como em certos momentos foi "colocado na roda" pela seleção romena, que repito, é um time horrivel!
O Brasil cansou de perder gols e a torcida, como sempre, perdeu a paciência com o time e começaram as vaias. Dessa vez merecidas. Discordo apenas de gritar "Olé!" CONTRA o Brasil quando a seleção romena trocava passes. Mas o que dizer de uma torcida que ja cometeu o mesmo ato a favor da Argentina né ?!

Final de jogo. Vitória magra do Brasil e sem convencer. Chegou o momento importante da noite, a lista de convocados para a Copa América. Algumas surpresas conseguiram a vaga merecidamente e alguns caras foram selecionados por Mano de forma estranha.
Abaixo destaco algumas das surpresas e a minha opinião sobre elas:

Adriano (Barcelona-ESP): Nos 2 amistosos citados acima todas as posições sofreram rodizio, o time mudou em todos os lugares, exceto em um. A lateral esquerda. Adriano até entrou no jogo contra a Holanda, mas aos 38' do 2º tempo! A minha sensação no momento é a de que o Mano não quer chamar o Marcelo pra não ver o povo contestar a titularidade de seu queridinho André Santos (que joga bem) na lateral. E afinal o que que esse Adriano ta fazendo na seleção hein?! No Barcelona ele é reserva do reserva!

Jadson (Shakhtar Donetsk-UCR): Jogou muito ontem! Me lembrou o Nasri do Arsenal. Cumpriu exatamente a função como meia atacante no esquema 4-2-3-1 e foi muito bem na armação, perdeu um gol na cara e não encaixou um bom chute de fora da área. Convocação merecida.

PH Ganso (Santos): Precisa estar no time, a convocação não foi merecida, mas necessária. Essencial ao time. É torcer pra ele estar em forma em Julho.

Alexandre Pato (Milan-ITA): Outro que precisa estar no time, que cumpre bem a função de atacante, mas não a de referência, como Leandro Damião por exemplo. Seu estilo de jogo é mais parecido com o de Higuain, do Real Madrid, muita movimentação junto com os pontas, troca de passes e mortal na finalização. Merece!

Fred (Fluminense): Péssima escolha! Não tem nivel pra jogar na seleção, todos os chutes que deu a gol isolou a bola. Damião não jogou esses amistosos, mas foi muito bem contra a Escócia. Nilmar não foi bem ontem. Já que o plano é leva-lo como reserva do Pato para um jogo em que se sinta a falta de uma referência na área então a escolha óbvia seria Damião.

No restante, acredito que a lista tenha sido bem feita sim. Porém, alguns titulares podem ser contestados durante a Copa América. Como Daniel Alves, pela grande atuação de Maicon ontem, sempre indo até a linha de fundo, procurando penetrar na área e tocar pra quem vier de trás, coisa que raramente Dani Alves faz, pois prefere puxar pro meio e tabelar com alguém ou chutar a gol.
Outro que merece ser testado como titular é Sandro, mas não na vaga de Lucas Leiva, que não erra um passe! E sim como 2º volante visto que Sandro gosta de ir ao ataque frequentemente e chuta bem de longe, característica que é incompativel com a função de 1º volante que tem que guardar a proteção frente à zaga.

Por enquanto é isso. Em breve trago os esquemas táticos usados por Mano durante esses dois jogos e o por que de terem funcionado, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário