11 de julho de 2011

Arsenal: Crise a caminho??

Historicamente, o 3° maior time da Inglaterra, com 13 titulos da Premier League, 10 vezes campeão da FA Cup, uma vez da Liga Europa, um vice da Champions League e 2 títulos da English League Cup. Além de ter ganho 12 vezes o tradicional Community Shield, ou como chamam por aqui "Supercopa da Inglaterra" (confronto que ocorre dias antes do início da Premier League em jogo único no Wembley, o Campeão Inglês recebe o campeão da Copa da Inglaterra).
Terminando com a história, voltemos aos dias atuais. A última vez que o Arsenal levantou um caneco foi em 2005 quando venceu a FA Cup, com o fim dessa temporada ja são 6 anos sem título algum. O time jovem que foi formado por Arsène Wenger numa política de redução de custos dado as enormes dívidas em que os Gunners haviam se metido foi chamado pela imprensa e por parte da diretoria como o time do "amanhã".
Trazendo jogadores até então desconhecidos, mas com excelente talento para a equipe, como: Adebayor, Kolo Touré, Cesc Fabregas, Robin Van Persie, Vermaelen, Nasri, entre muitos outros. O problema é que com o início da seca alguns jogadores começaram a ficar impacientes e deixaram o clube, Adebayor e Kolo Touré por exemplo, que no entanto foram vendidos por um excelente valor para o "sem noção de preço" Manchester City.
O panorama nessa temporada seguia o mesmo, a garotada já não mais tão imatura assim e seu mentor Wenger (desde 1996 a frente do time). Novamente o Arsenal começava bem a temporada e se aproximava realmente da primeira colocação na Premier League, foi então que os problemas começaram a aparecer, na hora em que o time realmente precisava fazer a diferença isso não acontecia e, tal como em anos anteriores, o time fraquejava e o Man United aproveitava.
Será que Nasri sai??
O climáx da temporada no entanto talvez tenha sido o jogo da volta das oitavas-de-final da Champions League contra o Barcelona, no Camp Nou. Ali algo aconteceu durante o intervalo, algo de ruim, muito ruim eu diria. O Arsenal vinha fazendo uma boa partida, perdia por 1 a 0, mas jogava bem e mostrava perigo à equipe catalã, porém o que se viu no 2°T foi um panorama totalmente oposto, o time entrou nervoso e não tinha um plano de ataque, apenas se defendia mesmo sabendo que o placar de 1 a 0 daria a classificação para o Barça. A equipe inglesa chegou a alcançar o empate inclusive, em gol contra de Busquets, mas foi mais um deslize dos espanhóis do que um mérito dos ingleses, minutos depois o artilheiro da equipe Van Persie tomou o 2° cartão amarelo após continuar um lance que ja tinha sido apitado o impedimento. Ficou claro para o mundo que Wenger tinha errado na conversa no intervalo, errado muito feio aliás.
Daquele jogo em diante a equipe que se viu na Premier League era outra, jogadores abatidos, sem motivação e, Wenger sem saber como retomar o rumo do time. Dos jogos que se seguiram até o final do campeonato o Arsenal venceu apenas dois em dez!! O resultado: terminou em 4° na tabela sendo ultrapassado pelo Manchester City.
Bye-bye para os Gunners??
Atualmente o que mais se lê nos jornais esportivos mundo afora é de jogadores querendo deixar o time, pelo que li, Clichy já foi, Nasri pode ir e Fabregas já demorou pra ir né! Não sei o que o Barcelona quer com ele e tampouco a insistência do Arsenal em manter um jogador claramente infeliz na Inglaterra, se o problema é um substituto até isso a equipe já tem, se chama Wilshere, tem 18 anos e foi a maior revelação da Inglaterra na temporada!
Concluindo, a equipe já não confia mais em Wenger, uma mudança precisa ser feito já. As contratações dele são todas pontuais, mas suas qualidades de treinador não parecem estar à altura daquilo que a equipe precisa. Uma mudança no comando renovaria o ambiente da equipe e Wenger poderia ser mantido como um diretor ou um "especialista das contratações", se nada for feito o Arsenal corre um sério risco de não conseguir nem a vaga para a Champions League na próxima temporada, pois com o Liverpool crescendo sob a batuta de Dalglish, o City ainda contratando e fazendo um time mais forte e o Tottenham mantendo seus principais jogadores e procurando um atacante de "verdade" ficará difícil para os Gunners se manterem no topo.
Em tempo, acabo de ler que o Arsenal chegou a um acordo para a contratação do ponta-marfinense Gervinho junto ao Lille, a contratação é excelente mais uma vez, mas o problema da equipe não é a falta de qualidade dos jogadores né...


É Wenger...tua batata ta assando!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário